segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Juazeiro registra o primeiro casamento homoafetivo

Primeiro casamento civil homoafetivo, em Juazeiro (BA), foi realizado na tarde desta sexta-feira (20). Marcelo e Marcelo oficializaram a união estável numa cerimônia perante amigos e familiares no Fórum Conselheiro Luiz Viana, realizada pelo juiz da 2ª Vara Civil da Comarca, Cristiano Queiroz Vasconcelos.
Em sua mensagem, o juiz realçou a coragem e determinação do casal, e parabenizou pela atitude de formalizar o enlace. “Parabenizo por assumirem o sentimento que tem um pelo outro e buscarem a formalização estatal. Vocês estão assumindo o compromisso de se auxiliarem mutuamente, é um dos deveres do casamento”, disse o juiz.
Durante a cerimônia, Dr. Cristiano lembrou que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma resolução que obriga os cartórios de todo país a celebrar o casamento civil e converter a união homoafetiva estável em casamento.  “Buscar o reconhecimento é uma forma da gente construir e aceitar melhor essa realidade. A família hoje tem não tem apenas base no vínculo biológico, tem também base no vínculo afetivo. Caminhamos para uma sociedade onde as pessoas se unem com base no afeto e isso é importante”, destaca.
Às 16h40, o juiz Cristiano declarou que Marcelo Paixão e Marcelo Alves estavam casados em nome do Estado com todos os direitos e deveres e entregou a primeira certidão de casamento civil a um casal do mesmo sexo na cidade de Juazeiro.
Fonte : blog do geraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário