sábado, 18 de maio de 2013


Mistura de seda e celulose auxilia reparo da cartilagem de joelhos e quadris

Objetivo do estudo é utilizar as células do próprio paciente para restauração da cartilagem danificada pela osteoartrite


 

Foto: Rawich Liwlucksaneeyanawin/Foto Stock
Combinação de fibras naturais pode ser usada como andaime para crescimento de células-tronco aplicadas no reparo da cartilagem
Combinação de fibras naturais pode ser usada como andaime para crescimento de células-tronco aplicadas no reparo da cartilagem
Mistura de fibras naturais, feita com celulose e seda, pode ser uma terapia acessível e eficaz para o tratamento da osteoartrite, de acordo com pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido.
O objetivo do estudo, apresentado na revista Biomacromolecules, é usar células do próprio paciente para o reparo da cartilagem.
Mais de 20 milhões de pessoas na Europa sofrem de osteoartrite que pode levar a danos à cartilagem do joelho e quadril.
As células-tronco oferecem uma maneira promissora, mas um dos principais desafios tem sido criar um "material inteligente" que é biologicamente eficaz para a regeneração da cartilagem do tecido.
Segundo os pesquisadores, as duas fibras naturais podem ser usadas como andaimes de células-tronco, suporte sobre o qual as células-tronco podem se agarrar à medida que crescem. Sem esse suporte, as células não se desenvolvem no formato tridimensional necessário para suprir o tecido inteiro.
"Ficamos surpresos com essa descoberta, a mistura parece fornecer sinais mecânicos e químicos que induzem a diferenciação das células-tronco em uma forma preliminar de condrócitos, sem necessidade de indução bioquímica usando fatores de diferenciação caros", afirma o principal autor Wael Kafienah.
A equipe está agora trabalhando na fabricação de estruturas 3D a partir da mistura de celulose e seda nos formatos adequados para implantação nas articulações de pacientes.
Estudos futuros terão foco na compreensão das interações entre os dois polímeros naturais e as células-tronco para aperfeiçoar a qualidade da cartilagem regenerada.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário